×
×

Telefone:
(11) 2534-5274

WhatsApp:
(11) 9.8445-0490

Siga-nos

Negócio escalável: Você sabe o que é?

9 novembro, 2021

Toda empresa grande começa aos poucos no mercado, mas como ter a condição de se desenvolver bem perante a tantos concorrentes, informações e demandas? Saiba mais sobre a importância de ter um negócio escalável!

Para expandir o tamanho de uma empresa e melhorar a sua gestão, de forma sólida, com poucos recursos disponíveis e sem abrir mão da sua essência, é necessário contar com diversas práticas fundamentais que tem tudo a ver com o conceito de negócio escalável.

Afinal, o que significa esse termo? Uma empresa com escalabilidade é aquela que pode crescer sem apresentar um aumento de custos operacionais na mesma proporção do seu desenvolvimento.

Dessa forma, ter um negócio escalável é conseguir crescer de forma mais rápida no mercado, evitando prejuízos financeiros e ganhando mais benefícios a longo prazo. Quer saber como fazer isso? Acompanhe as principais dicas para ficar por dentro de tudo nesse artigo. Boa leitura!

O que é um negócio escalável?

Como falamos há pouco, uma empresa que conta com escalabilidade é capaz de superar barreiras e obstáculos ao longo do seu crescimento, sem comprometer a sua essência, estrutura e os seus recursos de forma eficaz e significativa.

Isso quer dizer que é possível uma empresa crescer sem ter tantos custos? Não. O que esse termo indica é que há a possibilidade de utilizar custos adicionais para gerar um crescimento mais seguro, utilizando investimentos que se tornam pequenos comparados aos ganhos que tal empreendimento pode adquirir ao ampliar o seu público e as suas vendas.

Dessa forma, ter um negócio escalável é uma ótima opção para você que deseja gerar mais oportunidades de emprego, renda e impacto na região ou no país que você trabalho, aumentando a produtividade da sua equipe e expandindo os benefícios tanto para o seu time quanto para clientes, parceiros, fornecedores e a sociedade em geral.

Quais são as principais características de um negócio escalável?

Agora que você já sabe o que significa o conceito de negócio escalável, pode estar em dúvida sobre como saber quais empresas seguem esse modelo de negócio. Para identificá-las e saber se a sua empresa também tem escalabilidade, é preciso atentar para algumas características essenciais, entre elas:

  • modelo de negócio ampliável;
  • padronização de produtos ou serviços;
  • automação de processos;
  • análise de resultados;
  • processo de produção ensinável e replicável;
  • alta demanda no segmento em que atua;
  • logística eficaz;
  • aumento no faturamento líquido;
  • redução de despesas;
  • investimento na equipe, em ferramentas e tecnologias;
  • otimização de atividades.

Como ter um negócio escalável?

Se você ainda não aplica os pontos que acabamos de citar, mas reconhece a importância e deseja ter mais escalabilidade na sua empresa, confira as dicas que reunimos para ajudar você nesse processo. Siga conosco!

Saiba quais são as necessidades do público da sua marca

Um dos primeiros passos é se aprofundar no estudo dos perfis dos seus clientes: ao entender as suas dores, identificando o que eles realmente precisam, é mais fácil pensar em produtos ou serviços que solucionem os seus problemas de forma mais inteligente, inovadora e responsável. 

Ao oferecer soluções que podem suprir as necessidades do público da sua marca, é possível aplicar as suas estratégias com foco em alta performance, ampliando as oportunidades de fechar bons negócios e se destacar mais no mercado.

Defina os objetivos da sua empresa

Ao saber onde você quer chegar a médio e longo prazo, traçar os caminhos a serem percorridos se torna mais fácil para alcançar o que você deseja. Por isso, é fundamental definir objetivos e estar por dentro do cenário atual do segmento e do mercado como um todo, a fim de planejar os próximos passos.

Para fazer isso, vale pesquisar as tendências e ações da concorrência, estudar as mudanças de comportamento do consumidor, analisar a situação da economia e do ramo de atuação, e avaliar se as suas ideias podem ser ampliáveis. 

Padronize os produtos ou serviços do seu negócio

Um dos pontos-chave para empresas que desejam ter escalabilidade é padronizar os seus produtos ou serviços. Ao estabelecer um padrão para todos os clientes, a entrega em grande quantidade se torna possível sem a necessidade de aumentar os custos de produção.

Um exemplo disso são os serviços de streaming, que oferecem as mesmas possibilidades de filmes e séries para os clientes, por exemplo, sendo um negócio atrativo e de larga escala.

Invista em um processo de produção ensinável

Já percebeu que franquias de grandes empresas repetem os mesmos processos, em qualquer lugar do mundo, com o objetivo de entregar exatamente os mesmos resultados a todos os clientes?

Pois é, esse é um outro fator dos negócios escaláveis: com os serviços ou produtos padronizados, é necessário repassar os processos aos colaboradores e replicar o serviço, seguindo os padrões definidos previamente, para que outras pessoas possam aprender as atividades a serem cumpridas mais rapidamente.

Automatize os processos

Como seguir todas essas etapas no dia a dia para que a sua empresa garanta escalabilidade e possa se desenvolver com mais eficiência e segurança? Investir em tecnologia é a melhor escolha!

Ao contar com a ajuda de sistemas de gestão, você consegue automatizar os processos sem aumentar os custos com mão de obra e, ainda, garantir diversos outros benefícios, como:

  • aumento de produtividade da equipe;
  • redução de falhas ou custos inesperados;
  • melhorias nos resultados e na imagem da marca;
  • geração de competitividade e credibilidade no mercado;
  • desenvolvimento de bons relacionamentos com o público;
  • mais engajamento da equipe nas tarefas;
  • logística de entrega ágil e inteligente;
  • alcance dos objetivos de forma eficaz em menos tempo.

Criar e manter a escalabilidade de uma empresa é um trabalho contínuo que demanda testes, aprendizados, processos inovadores e busca constante por melhorias, com o intuito de alinhar objetivos, acompanhar os resultados obtidos e fazer mudanças positivas sem deixar os valores do seu empreendimento de lado.

E aí, já se preparou para aumentar a eficácia das suas atividades e ter um negócio escalável? Esperamos que este artigo tenha inspirado você a investir em formas de desenvolver mais a sua empresa, contando com ferramentas tecnológicas e um plano de negócio eficiente.

Saiba como promover a liderança organizacional em sua empresa e aumentar o engajamento da sua equipe para obter mais sucesso.

× Fale com o Contador