×
×

Telefone:
(11) 2534-5274

WhatsApp:
(11) 9.8445-0490

Siga-nos

Saiba o que é Soft Skills e Hard Skills e a importância de cada um no mercado de trabalho

20 julho, 2022

Muito já foi falado sobre soft skills e hard skills, mas qual é a importância dessas habilidades no mercado de trabalho? Saiba como elas podem ajudar você a ter mais sucesso no universo do empreendedorismo!

Facilitar a rotina de trabalho e aumentar o desempenho dos processos são alguns dos objetivos de vários gestores e profissionais. Porém, quais ferramentas e habilidades realmente podem ajudar você a melhorar seus resultados? As soft skills e hard skills podem contribuir até no momento de contratar novos funcionários.

Por mais que um profissional tenha todo o conhecimento técnico necessário, é preciso também avaliar a questão da facilidade em se comunicar, de ter empatia pelas outras pessoas e de agir com paciência ao lidar com desafios.

Neste artigo, você vai entender quais são as principais diferenças entre soft skills e hard skills, qual a importância dela no mercado de trabalho e como você pode desenvolvê-las com mais facilidade. Ao longo deste conteúdo, vamos conferir:

  • O que são soft skills e hard skills;
  • Qual a diferença entre soft e hard skills;
  • Qual é a importância dessas habilidades no mercado;
  • Como desenvolver as suas soft e hard skills.

Boa leitura!

O que são soft skills e hard skills?

Enquanto as hard skills remetem a conhecimentos, aprendizados e habilidades técnicas que podem ser comprovadas por meio de trabalhos, testes e avaliações, as soft skills dizem respeito a características da personalidade e de habilidades sociais ou emocionais. 

Dessa forma, as soft skills podem ser desenvolvidas com o passar do tempo e são cada vez mais fundamentais não apenas para melhorar a vida pessoal e a cultura organizacional, mas também o desempenho profissional dos empreendedores e colaboradores em geral. Alguns dos principais exemplos de soft skills, são:

  • ética;
  • liderança;
  • resolução de conflitos;
  • trabalho em equipe;
  • capacidade de tomada de decisão.

Já as habilidades técnicas se referem às hard skills, indicando os diplomas e certificações que um profissional obteve durante a sua jornada de desenvolvimento profissional. Confira, alguns exemplos de hard skills, a seguir:

  • conhecimento em softwares;
  • diploma de determinada área;
  • certificação de cursos complementares;
  • fluência em idiomas;
  • capacidade de trabalhar com planilhas.

Qual a diferença entre soft e hard skills?

A principal diferença entre as hard skills e soft skills é que a primeira é identificada por meio de testes, certificados e diplomas, e a segunda se refere a partir do comportamento, das atitudes e das escolhas emocionais e sociais de cada profissional.

Há alguns anos, as habilidades mais observadas por recrutadores se resumiam principalmente ao currículo dos colaboradores, mas ultimamente a busca por profissionais que buscam desenvolver soft skills está aumentando bastante.

Qual é a importância dessas habilidades no mercado?

Apesar de os últimos anos terem apresentado diversos avanços na tecnologia, na inteligência artificial e na automação de dados, é preciso não esquecer das características da essência humana que nenhuma máquina consegue imitar.

Assim, muitas empresas estão priorizando mais algumas habilidades importantes, como ética, lealdade, transparência, honestidade e empatia, do que prezar apenas pelo acúmulo de diplomas, formações complementares e certificados. Algumas das vantagens de desenvolver suas soft e hard skills, são:

  • melhorar o seu desempenho pessoal, emocional, mental e profissional;
  • ter diferenciais de destaque;
  • saber como se relacionar com outras pessoas;
  • aumentar sua produtividade;
  • contribuir para um clima organizacional mais saudável;
  • lidar com desafios e imprevistos de forma mais eficaz;
  • aperfeiçoar seus processos internos e externos.

Como desenvolver as suas soft e hard skills?

Para adquirir essas habilidades que podem ajudar você tanto ao empreender e trabalhar quanto no seu dia a dia, reunimos as principais dicas:

  • invista em cursos e aprenda coisas novas;
  • entenda como melhorar as suas habilidades com outras pessoas;
  • troque ideias com gestores e colegas da sua área e de outros segmentos;
  • pratique o autoconhecimento;
  • desenvolva competências ligadas ao comportamento na vida profissional;
  • saiba quais são os seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades e limitações;
  • participe de eventos e workshops;
  • compartilhe suas experiências com outros profissionais;
  • aceite desafios;
  • exercite sua flexibilidade;
  • aprenda com os feedbacks e possíveis erros para continuar se aperfeiçoando.

Desenvolver soft skills e hard skills é um processo, que exige atenção, preparo, dedicação e constante desenvolvimento mental e emocional. Esperamos que você trilhe um caminho de aperfeiçoamento pessoal e profissional, investindo mais em quem deseja ser nos próximos anos.

Continue de olho em nosso blog para acompanhar mais conteúdos sobre gestão de negócios, tecnologia, vendas e marketing.

× Fale com o Contador